quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Pecador?? Eu??? Nãaaaaa....


Se perguntarmos à maioria das pessoas, ninguém admitirá que é pecador.


Nem eu o faria. Ser pecador significa ser uma pessoa má que faz coisas más. E ninguém quer ser uma pessoa má. E ninguém acha que é uma pessoa má. Primeiro porque há sempre alguém pior do que eu. Eu nunca roubei. Eu nunca matei ninguém. Isso, sim, é que são pessoas más! Eu não! Eu amo a minha mãe. Eu pago os meus impostos. Tirando o IVA…às vezes…e as idas a Espanha para comprar gasolina e outras coisinhas…mas fora isso…eu sou uma pessoa honesta. Logo…não posso ser pecador.

Pecar, cometer pecado…segundo a Bíblia, significa errar o alvo.

Humm.. interessante…e depois?

Sempre que erramos o alvo, falhamos um objectivo, acertamos ao lado, estamos a pecar. Mas não é qualquer alvo. Errar a cor das meias e calçar uma azul em vez de uma verde, não é pecar porque não é desse tipo de alvo que estamos a falar. Estamos a falar do alvo da nossa vida.

Tudo o que existe na natureza, no mundo, existe por uma razão, tem um objectivo, uma função. Desde o mais insignificante insecto, à mais escaganifobética engenhoca. E é por sabermos disso que não pomos roupa na máquina da loiça, nem torradas na máquina de fazer sumos. Porque não é essa a função para que foram criadas.

Mas o ser humano…eu…tu…(e as outras pessoas também, pronto, mas só algumas…poucas) somos mais importantes que um insecto ou uma engenhoca. Portanto, a nossa vida, se não existisse, alteraria definitivamente e irremediavelmente toda a história da humanidade. Mas afinal…qual é o alvo, o objectivo, a função da nossa vida? Segundo a Bíblia, o alvo da vida de cada ser humano é ser feliz.

Não é aquela felicidade de sorrisos e gargalhadas que passam em minutos. É aquela felicidade de saber quem somos, de onde viemos, para onde vamos e de não ter medo. Não ter medo da morte e não ter medo da vida. Porque a cada momento sabemos que estamos a viver a vida de boca cheia e coração pleno. Cada dia, como se fosse o último. Cada dia como se fosse o primeiro. Saboreando tudo ao máximo.

Mas como é possível alguém errar se está a tentar ser feliz? É o que fazemos todos os dias. Erramos contra nós mesmos quando procuramos coisas que sabemos que não vão contribuir em nada para a nossa felicidade, para o nosso alvo. Erramos quando procuramos ser felizes sobre a tristeza de outra pessoa. Erramos quando enganamos outra pessoa porque sabemos que quando ela descobrir a verdade vai sofrer. E não é preciso dizer mais nada porque todos sabemos isto.

O problema é que há erros que só sabemos que são erros depois de os cometermos. O problema é que há erros que sabemos que são erros, mas mesmo assim há qualquer coisa que nos impele a cometê-los, não sabemos porquê. Sozinhos não conseguimos. É por isso que temos alguém que nos ajuda. Ajuda-nos a saber identificar os erros para não os cometermos. Ajuda-nos a corrigi-los quando os cometemos. Principalmente…ajuda-nos a resistir a cometê-los. Poupamo-nos a nós e às pessoas que estão à nossa volta de tanto sofrimento.
A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que erraram o alvo. Mas também está cheia de exemplos de outros que acertaram. Tudo para que nós possamos ler e aprender.

Se conseguiste chegar até aqui e não fugir deste pequeno texto…é porque já estás farto de errar no alvo e queres começar a acertar no alvo. Descobre qual é o alvo da tua vida. Descobre qual é o objectivo da tua existência o quanto antes e não a desperdices. O tempo é precioso e tens um alvo que te espera. Será que já consegues admitir que és um pecador? Só dentro do quarto quando ninguém está a olhar? Ok…já é um princípio…coragem…admitir que o mal existe é um primeiro passo para a cura…

Pergunta:
Já sei qual é o alvo…e agora como chegar lá?


Disse Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim!” (S. João 14:6)

Sem comentários: