sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

As pessoas andam cada vez mais confusas com as religioes. Elas multiplicam-se a cada dia e a mensagem parece ser sempre a mesma. Mas todas se dizem seguidoras da Bíblia. Verdade? Claro!
Hoje em dia há muitas bíblias.
Para todos os gostos. Da mulher, do marido, do gay, do casado, do solteiro, do indeciso, do arrependido, da criança, do velho, com capa preta, com capa dourada, sem capa, enfim...
A Bíblia, apesar de ser uma só, hoje parece atrair muito mais gente, cada vez mais, por isso se tornou alvo do comercio. Daí que hoje tenhamos tantas versões "actualizadas" que só servem para diluir a verdade, apagar a memória da História, e confundir as pessoas.
A cada vírgula que é "actualizada" na Bíblia, correspondem espaços de sentidos que ficam em branco. Como a Bíblia é a base de toda a cultura que temos hoje, tenho pena das gerações futuras que receberão um registo adulterado e manipulado.
Qualquer português estremeceria se soubesse que Os Lusíadas seriam actualizados e que em vez das armas e dos barões assinalados passaria a dizer "tipo...a malta, tipo...bué cool, tas a ver?tipo, bazou daquela praia tuga"...
Eu ainda tenho a minha Bíblia e não estou a pensar "actualizar", da mesma forma que não é possível actualizar a Capela Sistina ou fazer um lifting na Mona Lisa.

1 comentário:

Jaime A. disse...

Eu tenho uma Bíblia numa excelente e cuidadosa tradução para a linguagem de hoje; até agora não encontrei "decalques" mail feitos a partir da versão de Almeida.
Esta Bíblia tem-me dado entusiasmo na sua leitura e estudo, pela maior facilidade e comprensão dos textos. Não penso que o tecto da Capela Sistina esteja adulterado...