sexta-feira, 30 de março de 2007

A transgressão às vezes parece tão fácil que nem dá pica.

quarta-feira, 14 de março de 2007

À saída do culto de Domingo o pastor colocou-se à porta para cumprimentar os fiéis. A um crente o pastor apertou a mão e disse:” Jovem, precisamos de si no exército do Senhor!” Ao que o jovem respondeu: “Mas eu já faço parte do exército do Senhor, pastor”. O pastor então perguntou:” Então porque é que só te vemos no Natal ou na Páscoa?” O jovem responde: “É que eu estou nos serviços secretos!”
Há umas caixas de música em que damos à manivela e um boneco se vai mexendo ao sabor da música que a caixa vai soando. Mas quando a música pára...o boneco pára.

Há crentes que vivem dentro de caixas de música.

às vezes ouvimos melhor a voz de Deus no silêncio. ..digo eu...

Vai um faduncho

Acho estranho crentes que curtem fado. o fado é a musica por excelência da tristeza, da entrega ao destino cruel e determinado. Cristo é alegria, é a liberdade de um destino cruel que nos estava determinado. Porque o Filho nos libertou. Cantar o fado...é naquela...mas curtir o fado e chorar com o fado e amar o fado?...humm...
- Tu namoras com uma rapariga que não acredita em Deus?
- Sim, mas é só por um tempo.
- Como assim?
- Ela já está convertida a mim. É só uma questão de tempo até se converter a Cristo.
Quando algumas pessoas discutem sobre Deus e sobre como Ele é ou não é, acho graça. Fico a pensar como Deus estará a ouvir essa conversa. Mas depois lembro-me que Ele já sabe que somos estúpidos, por isso não estranha.

Oh, não!! Páscoa outra vez???

Há dias fui comprar sapatos e tive saudades do tempo em que a minha mãe comprava tudo e eu não tinha que me preocupar com nada. quer dizer...tinhas as minhas preocupações...não perder a hora da rua sésamo...não perder as fofocas das últimas paixonites dos colegas...enfim...imensas coisas! e por esta altura da páscoa, o problema era sempre o mesmo...memorizar os poemas e os papéis para a peça que representaríamos na igreja no domingo de páscoa.

escusado será dizer que era uma agonia até esse dia. as mães só queriam saber de experimentar roupa nova para ficarmos bonitos na foto. as professoras da escola dominical só queriam saber se sabíamos ou não as falas e se os poemas tinham gestos ilustrativos.

lembro-me de um poema com palavras tão compridas que não havia gestos que conseguissem acompanhá-lo. lembro-me de passarmos horas a ensaiar hinos que nunca saíam bem... só no próprio dia da festa. e toda a gente ficava tão impressionada. "os nossos meninos...sim senhora!!" mal sabiam que aquilo horas antes não era bem assim...

não...não se preocupem...não fiquei com traumas por causa disso. muito pelo contrário. foram alturas muito boas (vistas daqui de longe). a verdade é que nos preocupavamos com coisas muito mais importantes do que as outras crianças da nossa idade. não tínhamos a mente preenchida apenas com musicas dos bon jovi ou dos metallica. cantarolavamos os hinos que tinhamos que saber afinadinhos. não nos preocupávamos com o protagonismo, em aparecer na foto, em ficar à frente...isso era o trabalho dos nossos pais. a nossa preocupação era aparecer nos ensaios, sacrificando a tarde de sábado. note-se que normalmente não tinhamos nada de interessante para fazer na tarde de sábado a não ser vegetar estupidamente frente à tv. sim...porque no meu tempo ainda não havia internet, nem sms... (sim...foi antes do 25 de abril)

hoje as preocupações são outras. e tenho saudades de só precisar de saber o poema da páscoa. porque agora já sei o que significam aquelas palavras tão grandes e, mesmo que às vezes pense em experimentar, não consigo fingir que não sei o que a páscoa significa.

não tenho pena de viver a páscoa. não é isso. tenho pena, sim, de muitas vezes me esquecer disso e andar pela vida com pena de perder uma tarde de sábado para dar a quem perdeu tudo por mim.

o regresso...

Bom...cá estou eu novamente. Pensavam que me tinha esquecido do blog...eu sei...mas não me poderia esquecer. Apenas tenho andado...busy. Há dias que estou para vir escrever alguma coisa, mas depois há sempre outros afazeres e outras prioridades...sabem como é...a vida...feita de encontros e desencontros, como diria o senhor henrique mendes.

vou deixar de usar maiúsculas porque dá muito trabalho. e poderei esquecer-me eventualmente de acentos também pelo mesmo motivo. não é que eu esteja a fazer preguiça, mas é mesmo só para acelerar a coisa da escrita.

feito o aparte...passemos ao que interessa.

quando criei este blog foi para comunicar com algumas pessoas que estão longe sobre questões que dificilmente temos tempo de discutir sobre religião e "cenas dessas".

eu sei..o que não falta aqui são blogs de religião e de gente a falar sobre isso. mas como tenho a presunção de achar que sou melhor que todos eles, então não poderia deixar de dar o meu contributo.

estou a brincar, claro...talvez...